1.1 Objectivos
A realização deste troféu tem como objectivo a organização de provas de Karting Amador para convívio num ambiente de são desportivismo e competição.
1.2 Respeito pelo Regulamento Geral e Particular
Este troféu será disputado de acordo com o presente Regulamento, o qual todos os participantes, pelo simples facto de se inscreverem, se comprometem a respeitar.
O troféu será igualmente disputado de acordo com os regulamentos particulares dos Kartódromos e que todos os participantes, pelo simples facto de se inscreverem, se comprometem a respeitar.
1.3 Casos omissos
Nos casos omissos, cabe à Organização do Troféu Pedro Chaves, através da sua Comisão Executiva, tomar as decisões necessárias apoiando-se nas indicações dos Kartódromos, se assim o entender.
2. ORGANIZAÇÃO
A Organização do Troféu Pedro Chaves é uma organização sem personalidade jurídica, sem qualquer estatuto legal que a defina como Associação ou outra e sem quaisquer fins lucrativos. A Organização do Troféu Pedro Chaves delega a responsabilidade por quaisquer acidentes nos kartódromos que recebem as provas do Troféu.2.1 Não Associação a Pedro Matos Chaves
A Organização do Troféu Pedro Chaves não é afiliada, nem patrocinada, nem está de qualquer forma associada a Pedro Matos Chaves. Mas temos o sonho de, um dia, o ter numa das nossas corridas.
2.2 Sede da Organização
A Organização do Troféu Pedro Chaves não tem sede física. Os contactos são:
- Endereço electrónico: trofeupedrochaves@gmail.com
- Blog do TPC: http://pedrochaveskarting.blogspot.pt/
- Página do Facebook: www.facebook.com/trofeupedrochaves
- Twitter: www.twitter.com/trofeupmchaves
- Youtube: www.youtube.com/user/trofeupedrochaves
2.3 Funções da Organização
À Organização do Troféu Pedro Chaves compete:
a) Coordenar a calendarização do Troféu Pedro Chaves;
b) Mediar o relacionamento entre os pilotos e os kartódromos, com excepção da prova propriamente dita;
c) Responsabilizar-se pelo pagamento do sinal dos pilotos inscritos nas provas.
d) Velar para que a escolha dos kartódromos onde decorrem as provas seja pautada por critérios de qualidade do serviço, tendo em vista a competição saudável,
a integridade física e o bem-estar dos pilotos;
e) Responsabilizar-se pela entrega de taças e prémios;
2.4 - Estrutura da Organização do Troféu Pedro Chaves
Os membros da Organização são, por ordem alfabética dos seus apelidos:
- Mário Alemão
- Ismael Paulino
- João Rodrigues
- Reinold Vrielink
2.5 Limites às Funções da Organização
À Organização do Troféu Pedro Chaves não compete:
a) Responsabilizar-se por danos causados ou sofridos pelos pilotos ou equipamentos, aos quais se aplica o regulamento dos kartódromos e a Lei Geral;
c) Responsabilizar-se por deficiências no serviço prestado pelos kartódromos, nomeadamente, mas sem exclusão de quaisquer outros, falhas mecânicas, substituição de karts, karts em mau estado, mau estado das instalações e infraestruturas de apoio;
2.6 Deveres dos Pilotos
Os pilotos deverão:
a) Pautar o seu comportamento pelas regras gerais de civilidade, urbanidade, bom relacionamento, num espírito de convívio e competição saudável;
b) Cumprir, em todos os momentos, as indicações da Organização e dos Kartódromos;
c) Respeitar as regras de segurança, não colocando em risco a sua integridade física e a dos outros pilotos;
d) Responsabilizarem-se pelo pagamento da sua presença nas provas;
3. FÓRMULA DO TROFÉU
3.1 Formato
a) O troféu será disputado em diversas provas, cada uma delas disputada no seguinte formato:
- Sessão de treinos: 15 minutos (ou 10 minutos)
- Corrida: 30 minutos
b) O troféu compreende dois campeonatos, o Campeonato de Pilotos e o Campeonato de Equipas.
c) o Troféu pode organizar outras provas desde que previamente comunicadas aos pilotos as condições em que decorrem;
3.2 Campeonato de Pilotos
a) A classificação do Campeonato de Pilotos será dada pelo somatório das pontuações obtidas em cada corrida, sem exclusão de qualquer resultado;
b) Qualquer piloto que participe numa prova do Troféu Pedro Chaves participa automaticamente no Campeonato de Pilotos.
3.3 Campeonato de Equipas
a) Cada equipa é formada por um mínimo de 1 e um máximo de 2 pilotos;
b) A pontuação obtida por cada piloto conta para si mesmo no Campeonato de Pilotos e para a sua equipa, no Campeonato de Equipas, sendo a pontuação da Equipa obtida pelo somatório dos pilotos que dela fizeram parte ao longo do campeonato;
c) As equipas podem ser constituídas em qualquer momento do campeonato, respeitando o procedimento descrito na alínea seguinte;
d) A inscrição de uma equipa deve ser comunicada, por escrito ou verbalmente, a um elemento da Organização até ao início da prova, considerando-se o início da prova, para este efeito, como o momento em que os pilotos terminam o processo de inscrição. A Organização reserva-se o direito de analisar a constituição da equipa se considerar existirem dúvidas quando à legitimidade da inscrição;
e) Se um piloto inscrito faltar a uma prova, a equipa tem o direito de o substituir, indicando o nome do substituto de acordo com o procedimento descrito na alínea anterior;
f) Em caso de trocas de equipa ou de constituição novas equipas, não existe atribuição/transporte/transferência de pontos retroactiva;
g) Cada participante poderá participar no máximo em duas equipas diferentes ao longo do campeonato;
h) Não é obrigatória a participação no Campeonato de Equipas.
4. REGRAS DESPORTIVAS
4.1 Pontuação
1º LUGAR – 25 Pontos
2º LUGAR – 21 Pontos
3º LUGAR – 18 Pontos
4º LUGAR – 17 Pontos
5º LUGAR – 16 Pontos
6º LUGAR – 15 Pontos
7º LUGAR – 14 Pontos
8º LUGAR – 13 Pontos
9º LUGAR – 12 Pontos
10º LUGAR – 11 Pontos
11º LUGAR – 10 Pontos
12º LUGAR – 9 Pontos
13º LUGAR – 8 Pontos
14º LUGAR – 7 Pontos
15º LUGAR – 6 Pontos
16º LUGAR – 5 Pontos
17º LUGAR – 4 Pontos
18º LUGAR – 3 Pontos
19º LUGAR – 2 Pontos
20º LUGAR – 1 Ponto
Todos os pilotos classificados abaixo do 20º lugar recebem igualmente 1 ponto.
4.2 Desempate pontual
a) Critérios de desempate em caso de igualdade pontual:
1º - Melhor resultado alcançado em corrida. (Ex: O piloto A consegue um 3º lugar, enquanto o piloto B consegue dois 4º lugares, sendo o desempate favorável a A). Em caso de empate, contará o segundo melhor resultado, e assim sucessivamente;
2º - Melhor resultado alcançado em qualificação. Em caso de empate, o segundo melhor resultado, e assim sucessivamente;
3º - Melhor resultado em volta mais rápida. Em caso de empate, o segundo melhor resultado, e assim sucessivamente;
b) Na circunstância de não ser possível aplicar nenhuma destas regras, serão atribuídos lugares ex-aequo;
4.3 Lastro
a) O Troféu Pedro Chaves exige um peso mínimo do piloto de 80 quilogramas; todos os pilotos serão pesados equipados antes das provas e lastrados, se necessário;
b) Os pilotos serão responsáveis pela colocação correcta do respectivo lastro nos karts;
4.4 Chuva
a) As condições meteorológicas nunca serão, em momento algum, pretexto para o adiamento ou cancelamento de uma prova;
b) Os Grandes Prémios decorrerão em situações de chuva e/ou pista molhada, enquanto se verificarem as condições de segurança exigidas pelo Kartódromo;
4.5 Equipamento
a) Os participantes deverão seguir as indicações dos Kartódromos relativamente ao uso de equipamento, não se responsabilizando por eventuais penalizações que os Kartódromos imponham aos pilotos sobre esta matéria;
b) Recomenda-se mas não se exige que os pilotos utilizem equipamento de segurança adequado à prática do desporto;
4.6 Publicidade
a) Sendo este um Troféu puramente amador, a utilização de publicidade deve ser previamente comunicada e autorizada pela Organização.
4.7 Identificações Pessoais e de Equipas
a) Os concorrentes poderão afixar nos seus fatos de competição, bem como nos seus capacetes, todas as identificações pessoais e das Equipas, desde que:
b) sejam autorizadas pelas leis nacionais;
c) não sejam ofensivas;
d) Os pilotos não poderão afixar publicidade nos karts nem nos fatos de competição ou capacetes dos Kartódromos.
5. REGRAS ADMINISTRATIVAS
5.1 Inscrições e entrega de Sinal
a) As inscrições são confirmadas mediante a entrega de um Sinal, em euros, à Organização. O montante do Sinal dependerá das condições exigidas pelos Kartódromos e da prova a que se destinam;
b) A Organização pode aceitar pré-inscrições a pilotos que manifestem a sua intenção de participar sem entrega de Sinal, por e-mail, de forma provisória e não definitiva. A inscrição só é considerada efectiva após entrega do Sinal.
5.2 Reembolsos
a) Aos pilotos que faltarem a uma prova, não será devolvido o sinal, nem esse sinal poderá ser transferido para uma prova posterior.
b) Aos participantes excluídos pelo não cumprimento do presente Regulamento, não será considerado ou atribuído qualquer reembolso, total ou parcial.
c) Só haverá direito a reembolso se, por qualquer motivo imprevisto, a prova for cancelada, quer pela organização, quer pelo kartódromo, e não podendo o piloto estar presente na nova data para a realização da prova, caso haja lugar a repetição.
6. CASOS OMISSOS
a)Todos os casos omissos serão resolvidos pontualmente pela Organização;
b) A Organização reserva-se o direito de rever e corrigir este Regulamento sempre que as circunstâncias o exigirem.
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