1. DEFINIÇÕES / GENERALIDADES
1.1 Objectivos
A realização deste troféu tem como objectivo a organização de provas de
Karting Amador para convívio num ambiente de são desportivismo e competição.
1.2 Respeito pelo Regulamento Geral e Particular
Este troféu será disputado de acordo com o presente Regulamento, o qual
todos os participantes, pelo simples facto de se inscreverem, se comprometem a
respeitar.
O troféu será igualmente disputado de acordo com os regulamentos
particulares dos Kartódromos e que todos os participantes, pelo simples facto
de se inscreverem, se comprometem a respeitar.
1.3 Casos omissos
Nos casos omissos, cabe à Organização do Troféu Pedro Chaves, através da
sua Comisão Executiva, tomar as decisões necessárias apoiando-se nas indicações
dos Kartódromos, se assim o entender.
2. ORGANIZAÇÃO
A Organização do Troféu Pedro Chaves é uma organização sem personalidade
jurídica, sem qualquer estatuto legal que a defina como Associação ou outra e
sem quaisquer fins lucrativos. A Organização do Troféu Pedro Chaves delega a
responsabilidade por quaisquer acidentes nos kartódromos que recebem as provas
do Troféu.
2.1 Não Associação a Pedro Matos Chaves
A Organização do Troféu Pedro Chaves não é afiliada, nem patrocinada,
nem está de qualquer forma associada a Pedro Matos Chaves. Mas temos o sonho
de, um dia, o ter numa das nossas corridas.
2.2 Sede da Organização
A Organização do Troféu Pedro Chaves não tem sede física. Os contactos
são:
- Endereço electrónico: trofeupedrochaves@gmail.com
- Blog do TPC: http://pedrochaveskarting.blogspot.pt/
2.3 Funções da Organização
À Organização do Troféu Pedro Chaves compete:
a) Coordenar a calendarização do Troféu Pedro Chaves;
b) Mediar o relacionamento entre os pilotos e os kartódromos, com
excepção da prova propriamente dita;
c) Responsabilizar-se pelo pagamento do sinal dos pilotos inscritos nas
provas.
d) Velar para que a escolha dos kartódromos onde decorrem as provas seja
pautada por critérios de qualidade do serviço, tendo em vista a competição
saudável,
a integridade física e o bem-estar dos pilotos;
e) Responsabilizar-se pela entrega de taças e prémios.
2.4 - Estrutura da Organização do Troféu Pedro Chaves
Os membros da Organização são, por ordem alfabética dos seus apelidos:
- Jorge Gaspar
-Luis Tereso
2.5 Limites às Funções da Organização
À Organização do Troféu Pedro Chaves não compete:
a) Responsabilizar-se por danos causados ou sofridos pelos pilotos ou
equipamentos, aos quais se aplica o regulamento dos kartódromos e a Lei Geral;
c) Responsabilizar-se por deficiências no serviço prestado pelos
kartódromos, nomeadamente, mas sem exclusão de quaisquer outros, falhas
mecânicas, substituição de karts, karts em mau estado, mau estado das
instalações e infraestruturas de apoio.
2.6 Deveres dos Pilotos
Os pilotos deverão:
a) Pautar o seu comportamento pelas regras gerais de civilidade,
urbanidade, bom relacionamento, num espírito de convívio e competição saudável;
b) Cumprir, em todos os momentos, as indicações da Organização e dos
Kartódromos;
c) Respeitar as regras de segurança, não colocando em risco a sua
integridade física e a dos outros pilotos;
d) Responsabilizarem-se pelo pagamento da sua presença nas provas;
e) Cumprir os horários estabelecidos para cada prova;
3. FÓRMULA DO TROFÉU
3.1 Formato
a) As provas serão disputadas sábados, às 16 Horas e ficando os pilotos
convocados a chegar a cada Kartódromo às 15H30, afim de realizar restante
processo de inscrição, assistir a sorteio de karts e brefing da prova.
b) O custo de cada prova (270 cc), será de 35,00€, excepto no Bombarral,
Montijo e Fatima que será de 42,00€. Acrescentado 1,00€ em cada prova para
custos de prémios
c) O troféu será disputado em 8 provas, cada uma delas disputada no
seguinte formato:
- Sessão de treinos: 15 minutos ou 10 minutos (conforme organica do
kartódromo)
- Corrida: 30 minutos
- Karts 270cc
d) Por impossibilidae do kartódromo (em concreto no Montijo) de cumprir
este formato, será adoptado outro formato, nunca prejudicando o tempo total do
evento em 40/45 minutos
e) O troféu compreende dois campeonatos, o Campeonato de Pilotos e o
Campeonato de Equipas.
f) o Troféu pode organizar outras provas desde que previamente
comunicadas aos pilotos as condições em que decorrem.
3.2 Campeonato de Pilotos
a) A classificação do Campeonato de Pilotos será dada pelo somatório das
pontuações obtidas em cada corrida, após a exclusão do seu pior resultado em
que tenha participado em corrida, não podendo por isso essa exclusão ser uma
não participação.
b) Cada piloto participativo em cada prova terá uma bonificação em
pontos, que não serão subtraidos na sua prova de exclusão.
c) Entende-se como participativo á prova: a presença na grelha de
partida dessa prova
d) Qualquer piloto que participe numa prova do Troféu Pedro Chaves participa
automaticamente no Campeonato de Pilotos, mesmo que o faça individualmente.
3.3 Campeonato de Equipas
a) Cada equipa é formada por um mínimo de 1 e um máximo de 2 pilotos;
b) A pontuação obtida por cada piloto conta para si mesmo no Campeonato
de Pilotos e para a sua equipa, no Campeonato de Equipas, sendo a pontuação da
Equipa obtida pelo somatório dos pilotos que dela fizeram parte ao longo do
campeonato;
c) As equipas podem ser constituídas em qualquer momento do campeonato,
respeitando o procedimento descrito na alínea seguinte;
d) A inscrição de uma equipa deve ser comunicada, por escrito ou
verbalmente, a um elemento da Organização até ao início da sua primeira prova,
considerando-se o início da prova, para este efeito, como o momento em que os
pilotos terminam o processo de inscrição. A Organização reserva-se o direito de
analisar a constituição da equipa se considerar existirem dúvidas quando à
legitimidade da inscrição;
e) Se um piloto inscrito faltar a uma prova, a equipa tem o direito de o
substituir, indicando o nome do substituto de acordo com o procedimento
descrito na alínea anterior;
f) Em caso de trocas de equipa ou de constituição novas equipas, não
existe atribuição/transporte/transferência de pontos retroactiva;
g) Cada participante poderá participar no máximo em duas equipas
diferentes ao longo do campeonato;
h) Não é obrigatória a participação no Campeonato de Equipas.
3.4 - Troféus
a) No fim de cada prova será feita cerimonia de podium, onde serão
entregues prémios do 1º lugar ao 10º lugar.
b) No fim do Troféu será realizado um convivio/jantar, onde serão
entregues premios de classificação a todos os pilotos e equipas que tenham
participado em pelo menos 2/3 do trófeu, ou seja, 5 provas.
c) Independente do numero de provas em que cada piloto e equipa
participem, os pontos obtidos contarão para a classificação geral e incluidos
na classificação final do Troféu.
4. REGRAS DESPORTIVAS
4.1 Bonificação de participação em prova - 2 Pontos
4.2- Pontuação
1º LUGAR – 23 Pontos
2º LUGAR – 20 Pontos
3º LUGAR – 18 Pontos
4º LUGAR – 17 Pontos
5º LUGAR – 16 Pontos
6º LUGAR – 15 Pontos
7º LUGAR – 14 Pontos
8º LUGAR – 13 Pontos
9º LUGAR – 12 Pontos
10º LUGAR – 11 Pontos
11º LUGAR – 10 Pontos
12º LUGAR – 9 Pontos
13º LUGAR – 8 Pontos
14º LUGAR – 7 Pontos
15º LUGAR – 6 Pontos
16º LUGAR – 5 Pontos
17º LUGAR – 4 Pontos
18º LUGAR – 3 Pontos
19º LUGAR – 2 Pontos
20º LUGAR – 1 Ponto
Todos os pilotos classificados abaixo do 20º lugar recebem igualmente 1
ponto.
4.3 Desempate pontual
a) Critérios de desempate em caso de igualdade pontual:
- Melhor resultado alcançado em corrida: maior número de vitórias, maior número de 2º lugares, 3º lugares e seguintes até ser possivel desempatar.
b) Na circunstância de não ser possível aplicar nenhuma destas regras,
serão atribuídos lugares ex-aequo;
4.4 Lastro
a) O Troféu Pedro Chaves exige um peso mínimo do piloto de 80
quilogramas; todos os pilotos serão pesados equipados antes das provas e
lastrados, se necessário;
b) Os pilotos serão responsáveis pela colocação correcta do respectivo
lastro nos karts;
c) Penalização por falta de lastro: 1 volta/kg em falta
4.5 Troca de karts em prova
a) Poderá existir por parte do piloto troca de kart, excepto após a
finalização dos treinos cronometrados
b) Caberá sempre á direcção de prova de cada kartódromo a
aceitação/decisão de troca de kart.
c) Seja por que motivo for a troca de kart e ela seja feita durante a
realização dos treinos cronometrados, esse piloto ocupará o ultimo lugar da
grelha de partida (independente do resultado obtido nesses treinos)
d) Caso exista mais que uma troca de kart, a posição de grelha de cada
um será feita atraves da classificação obtida nos treinos, contando sempre
apartir do ultimo lugar da grelha.
4.6 Chuva
a) As condições meteorológicas nunca serão, em momento algum, pretexto
para o adiamento ou cancelamento de uma prova.
b) Os Grandes Prémios decorrerão em situações de chuva e/ou pista
molhada, enquanto se verificarem as condições de segurança exigidas pelo
Kartódromo.
4.7 Equipamento
a) Os participantes deverão seguir as indicações dos Kartódromos
relativamente ao uso de equipamento, não se responsabilizando por eventuais
penalizações que os Kartódromos imponham aos pilotos sobre esta matéria;
b) Recomenda-se mas não se exige que os pilotos utilizem equipamento de
segurança adequado à prática do desporto;
4.8 Publicidade
a) Sendo este um Troféu puramente amador, a utilização de publicidade
deve ser previamente comunicada e autorizada pela Organização e aprovação do
kartódromo
4.9 Identificações Pessoais e de Equipas
a) Os concorrentes poderão afixar nos seus fatos de competição, bem como
nos seus capacetes, todas as identificações pessoais e das Equipas, desde que:
b) sejam autorizadas pelas leis nacionais;
c) não sejam ofensivas;
d) Os pilotos não poderão afixar publicidade nos karts nem nos fatos de
competição ou capacetes dos Kartódromos.
5. REGRAS ADMINISTRATIVAS
5.1 Inscrições e entrega de Sinal
a) As inscrições são confirmadas mediante a entrega de um Sinal no valor
de 15,00€, sendo o valor restante págo no dia da prova á Organização do Troféu
b) A Organização pode aceitar pré-inscrições a pilotos que manifestem a
sua intenção de participar sem entrega de Sinal, por e-mail, de forma
provisória e não definitiva. A inscrição só é considerada efectiva após entrega
do Sinal.
5.2 Reembolsos
a) Aos pilotos que faltarem a uma prova, não será devolvido o sinal, nem
esse sinal poderá ser transferido para uma prova posterior.
b) Aos participantes excluídos pelo não cumprimento do presente
Regulamento, não será considerado ou atribuído qualquer reembolso, total ou
parcial.
c) Só haverá direito a reembolso se, por qualquer motivo imprevisto, a
prova for cancelada, quer pela organização, quer pelo kartódromo, e não podendo
o piloto estar presente na nova data para a realização da prova, caso haja
lugar a repetição.
6. CASOS OMISSOS
a) Todos os casos omissos serão resolvidos pontualmente pela Organização;
b) A Organização reserva-se o direito de rever e corrigir este
Regulamento sempre que as circunstâncias o exigirem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário